28 de nov. de 2012

Cinema no Complexo do Alemão bate recorde de público no país, mas moradores querem baile funk de volta

Construído pela Prefeitura do Rio de Janeiro em dezembro de 2010, cerca de um mês após a ocupação da comunidade pelas Forças Armadas, e mantido pela iniciativa privada, o cinema na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, zona norte da cidade, registrou uma taxa de ocupação por sessão de 83%, a maior do país, em julho deste ano. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Cultura, aproximadamente 74 mil espectadores estiveram na sala de exibição do espaço, equipada com tecnologia 3D, em 2011.

Alguns dos moradores no entanto, ainda se ressentem com o fim do baile funk nos complexos do Alemão e da Penha. “Com o Exército, o baile funcionava normalmente, não tinha problema. Entrou a polícia e acabou com tudo. Agora tem de pedir autorização pra eles pra fazer qualquer coisa, festa, churrasco. Passou das 22h não pode mais nada no Alemão”, disse um morador de 18 anos.

“A polícia proíbe qualquer tipo de manifestação cultural simplesmente por medo de não saber o que fazer. Os moradores são oprimidos, os jovens são esculachados. A polícia dita pacificadora precisa se pacificar”, disse o fotógrafo Maycom Brum, 25.

Já a aposentada Ana Maria Nazaré, 60, agradece o fim do baile. “Graças a Deus voltei a ter sossego. Era um sofrimento dormir à noite. Não tinha sossego”, comentou. “Às vezes, um ou outro vizinho insiste em fazer barulho, mas melhorou muito.”
Para o coordenador do Afroreggae, José Junior, a reclamação parte de uma minoria. “A grande maioria dos moradores está de acordo com o fim dos bailes. O morador que levanta cedo para trabalhar não podia dormir com barulho até 6h, 7h”, disse. “Quem reclama é o jovem. Além disso, o baile, que era um lugar para lazer, tinha virado ponto de venda de droga.”

Fonte:http://noticias.uol.com.br


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes