23 de ago. de 2012

INCLUSÃO FINANCEIRA NO COMPLEXO DO ALEMÃO


O blog Complexo em Foco reproduz abaixo o texto do Blog da VISA sobre a promoção da inclusão financeira no complexo do alemão.

Estou bastante satisfeito de anunciar uma parceria inédita entre a Visa e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a promoção da inclusão financeira de moradores do Complexo do Alemão, que abrange aproximadamente 90 mil pessoas.  
Por que nós fechamos essa parceria e do que se trata? 
Na Visa, nós acreditamos que todos têm o direto de acesso aos serviços financeiros e a serviços de pagamento básicos. A assinatura do acordo prevê o desenvolvimento de soluções locais para estender o acesso e os benefícios do sistema financeiro formal à comunidade, assim como trazer conhecimento e educação necessários para uma inclusão sustentável. 
Abaixo vocês podem ver um panorama das atividades previstas com essa parceria: 
Educação financeira – implantação de aulas de educação financeira, tema difundido pela Visa em todo o mundo. O curso, preparado sob medida para esse projeto pela Visa e pelo BID, oferecerá aulas para adolescentes de 13 a 17 anos e adultos em geral. Os professores da própria comunidade serão treinados pelas duas instituições. 
Consultoria financeira - consultoria gratuita e permanente em um espaço especialmente reservado para atendimento às necessidades individuais e das empresas locais. Um consultor financeiro da comunidade – também treinado pela Visa e pelo BID – dará informações necessárias para as pessoas conseguirem formalizarem suas empresas ou abrirem seus próprios negócios dentro do Complexo do Alemão, além de apoiar os cidadãos da comunidade para abrir contas bancárias, entender o sistema financeiro ou inscrever-se em programas sociais do governo.  
Facilitação do acesso ao sistema financeiro – Pesquisas encomendadas pela Visa e pelo BID para mapear os hábitos, uso e penetração do sistema financeiro no Complexo do Alemão. 
A partir desses dados, a Visa em parceria com o Bradesco, irá estudar e avaliar oportunidades para atender efetivamente essa população, buscando ferramentas financeiras que facilitem o dia a dia do cidadão da comunidade local, permitindo que ele faça e receba seus pagamentos de uma maneira muito mais segura e inovadora.
Grande parte das atividades será realizada dentro do Espaço Comunitário Carlos Castilho, no Complexo do Alemão, fazendo assim parte do projeto de desenvolvimento da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O BID oferece suporte financeiro ao projeto através de parcerias como esta da Visa.
Com esse projeto, podemos afirmar, com toda a certeza, que a comunidade do Complexo do Alemão subirá alguns degraus na construção do seu próprio futuro.

POR: Raphael Dantas (@RaphaelDantasRJ)  



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes