13 de jul. de 2012

OFICINA DE TEATRO DO COMPLEXO PELA 4ª VEZ NO FESTIVAL DA FETAERJ!

“Duas Navalhas Perdidas na Carnes de uma Noite Suja”, de Plínio Marcos
A Oficina de Teatro do Núcleo do Complexo do Alemão do afroreggae participará do “34º Festival Estadual de Teatro Associativo do Rio de Janeiro – Prêmio Paschoalino 2012″, promovido pela FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro. É a quarta vez consecutiva que o grupo é convidado a levar a sua arte para o palco do tradicional festival da cidade de Paty do Alferes, realizado na Aldeia de Arcozelo entre os dias 20 e 29 de julho de 2012. A Oficina de Teatro do Complexo do Alemão apresentará a peça “Duas Navalhas Perdidas na Carnes de uma Noite Suja”, de Plínio Marcos, no Teatro Renato Viana, na segunda-feira, 23 de julho, às 21h.
O Prêmio Paschoalino, criado por Paschoal Carlos Magno, tem como objetivo discutir com a comunidade local – produtores culturais das artes  cênicas, professores da rede municipal, estadual e estudantes – a  importância do teatro no processo educacional e de que forma este trabalho pode ser multiplicado nas escolas com os estudantes. Além disso, é uma oportunidade para que os grupos de artistas participantes possam manter um intercâmbio de experiências e assistir a espetáculos variados.

SINOPSE DO TEXTO:

Além de trabalharem juntos num mercado descarregando caminhões, Paco e Tonho dividem um quarto numa espelunca em uma relação tensa e,  forçosamente, íntima. Paco adora encher o saco de Tonho, tocando sua gaita desafinada, enquanto o outro quer dormir. Tonho, por sua vez, sente inveja dos sapatos novos de Paco, pois acredita que deve aos seus sapatos velhos todos os seus fracassos, rejeições e dificuldades para conseguir um emprego decente. Paco não perde a oportunidade de humilhar o colega de todas as maneiras. Assim, a convivência se torna insuportável e caminha para um trágico final.
Enquanto isso, um trio, formado por Neusa Sueli (uma prostituta decadente), Vado (seu cafetão) e Veludo (o empregado homossexual do bordel), vive um outro drama, que gira em torno do roubo de dinheiro no quarto do “casal”. Após a violenta reação de Vado, Neusa Sueli acusa Veludo de ter roubado o “tutu”, quando este veio arrumar o quarto. Vado exige a presença do rapaz e inicia uma sessão de tortura a fim de saber a verdade.
Neste espetáculo, as duas tramas se misturam e as personagens expõem cruamente suas relações paradoxais, formando um duro retrato do submundo violento em que vivem.

PROPOSTA DO ESPETÁCULO:

“Dois Perdidos Numa Noite Suja” e “Navalha na Carne” são os textos mais representativos da dramaturgia Plínio Marcos, o “maldito”, título  que carrega por abordar em seu teatro a marginalidade de personagens esquecidas pela literatura brasileira, mostrando a violência em toda a sua   profundidade, através de um realismo incomodo que ultrapassa os limites da realidade.
Transformando o palco com suas gírias e atitudes singulares, que simbolizam o comportamento dos oprimidos frente aos poderosos. Ainda hoje, Plínio Marcos incomoda por sua rebeldia.
Este espetáculo procura abordar o universo do autor, condensando as duas obras citadas em um só espaço cênico, replicando suas interpretes, a fim de salientar o caráter universal e múltiplo de seus textos.
Uma “presença” misteriosa simboliza um sistema inflexível que leva o homem a viver, à exaustão, as suas realidades trágicas.

FICHA TÉCNICA:

VANESSA ROCHA: PACO
NILDA ANDRADE: TONHO
DIOGO NUNES: VADO
MARIA OLIVEIRA: NEUSA SUELI
ANNA CAROLINA AVELLAR: TONHO
JOANA D’ARC: PACO
BRUNO SANTOS: VADO
KATHLEEN DINIZ: NEUSA SUELI
MATHEUS HITTACHY: VELUDO
MARCOS CAROLINNO: VELUDO
MARINA LIMA: ANJO


SERVIÇO:

34º FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO ASSOCIATIVO DO RIO DE JANEIRO – PRÊMIO PASCHOALINO 2012
DATA: ENTRE 20 E 29 DE JULHO DE 2012
ENTRADA FRANCA – CENSURA: 16 ANOS
PARTICIPAÇÃO DA OFICINA DE TEATRO DO NÚCLEO DO AFROREGGAE DO COMPLEXO DO ALEMÃO COM A PEÇA:
DUAS NAVALHAS PERDIDAS NAS CARNES DE UMA NOITE SUJA, DE PLÍNIO MARCOS
DIA: SEGUNDA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2012, ÀS 21H
DIREÇÃO E ADAPTAÇÃO: MAURO MARQUES
LOCAL: TEATRO RENATO VIANA – ALDEIA DE ARCOZELO 
ENDEREÇO: AV. PASCHOAL CARLOS MAGNO, Nº 450 – ALDEIA ARCOZELO – PATY DO ALFERES – RJ
INFORMAÇÕES: (0xx24) 2485-1438 (24) 2485-1438


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes